Dia Internacional da Caridade

Não é uma simples coincidência que hoje é celebrado o ‘Dia Internacional da Caridade’. A data tem estreita ligação com Santa Teresa de Calcutá.

Foi durante a Assembleia Geral da ONU, em 17 de dezembro de 2012 que este dia celebrativo foi adotado. A data escolhida foi justamente o dia 5 de setembro, que assinala o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá, testemunha fiel da Caridade e da dedicação integral ao próximo.

Seu legado inclusive continua muito vivo através das Missionárias da Caridade, congregação por ela fundada em 1950. O Instituto está presente atualmente em mais de 100 países e continua a propagar o carisma deixado pela madre de Calcutá.

Ao definir as linhas gerais da Congregação, Madre Teresa afirmou: “A finalidade das Irmãs Missionárias da Caridade é dedicar-se de corpo e alma e exclusivamente ao bem-estar material e espiritual de todas as pessoas necessitadas, dos pobres indefesos, das crianças negligenciadas, das pessoas abandonadas, dos doentes, leprosos e mendigos – em suma, todos aqueles que, seja por sua própria negligência ou por falta de interesse público, ficam à deriva na vida sem ajuda nem esperança”.

Relacionado ao testemunho da santa dos pobres, o Dia Internacional da Caridade tem como foco chamar a atenção para a necessidade de erradicar a pobreza, e também, reconhecer o papel fundamental do setor privado, da sociedade civil, do voluntariado e das iniciativas filantrópicas, dado que contribuem ativamente para a criação de sociedades mais inclusivas e resilientes.

Fonte: Vatican News

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *