Depois de um profundo caminho de escuta e discernimento, a Igreja em Angola e no mundo inteiro avança agora para a Fase 3 do Processo Sinodal — a implementação de uma Igreja verdadeiramente sinodal, marcada pela comunhão, participação e missão.
O processo sinodal, iniciado pelo Papa Francisco, tem sido uma oportunidade de renovação espiritual e pastoral, convidando todos os fiéis a viverem uma Igreja que caminha unida, onde cada batizado tem voz, espaço e responsabilidade na construção da comunidade de fé.
Nesta nova etapa, a Arquidiocese de Luanda convida todas as Paróquias, Quase-Paróquias, Movimentos Apostólicos, Grupos Pastorais, Seminários, Casas de Formação e Escolas Católicas a se envolverem ativamente nesta fase de implementação.
É tempo de traduzir em ações concretas as reflexões e compromissos assumidos nas etapas anteriores, tornando a sinodalidade uma prática viva no cotidiano das nossas comunidades.
Ser uma Igreja Sinodal significa caminhar juntos, escutando o Espírito Santo que fala através de cada membro do Povo de Deus. É um apelo à corresponsabilidade, à escuta mútua e ao serviço, para que a missão evangelizadora se torne mais fiel ao Evangelho e mais próxima da realidade do nosso povo.
Com esperança e determinação, sigamos unidos neste percurso de fé, construindo uma Igreja de comunhão, que testemunha o amor de Cristo e se coloca inteiramente a serviço da missão.