Morreu Dom Alexandre Cardeal do Nascimento

É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, o primeiro cardeal católico de Angola, ocorrido no dia 28 de setembro de 2024. Nascido em 1 de março de 1925, o Cardeal Alexandre marcou a história da Igreja Católica e da nação angolana, sendo uma figura de grande relevância espiritual e social ao longo de seus 99 anos de vida.
Sua trajetória de vida foi pautada pelo serviço incansável à fé, à caridade e ao bem comum, deixando um legado de dedicação ao seu país e à Igreja. Ordenado sacerdote em 1952, Dom Alexandre desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da Igreja Católica em Angola, principalmente em momentos de grandes desafios sociais e políticos. Sua nomeação como cardeal em 1983, pelo Papa João Paulo II, não apenas elevou a relevância do clero angolano, mas também consolidou seu papel como líder espiritual de uma nação marcada pela luta pela independência e reconstrução.
Ao longo de sua vida, Dom Alexandre foi um defensor incansável da paz, da justiça social e do diálogo entre povos. Suas palavras e ações sempre foram pautadas por um profundo senso de humanidade e compaixão, sendo um exemplo de sabedoria e serenidade. No campo humanitário, ele desempenhou um papel importante no apoio aos mais necessitados, especialmente durante os períodos difíceis da guerra civil angolana.
Para além de suas realizações eclesiásticas, o Cardeal do Nascimento será lembrado pelo seu caráter humilde, sua integridade e o amor pelo seu povo. Seu compromisso com os valores cristãos e com a promoção da dignidade humana deixou uma marca indelével em todos os que tiveram a honra de conhecê-lo ou de serem tocados por sua liderança.
Neste momento de dor, prestamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e à comunidade católica de Angola e do mundo. Pedimos a Deus que conforte os corações enlutados e que receba Dom Alexandre Cardeal do Nascimento em Seu eterno descanso, na certeza de que sua memória continuará viva em nossos corações e em nossa história.
Que o seu exemplo de fé e dedicação inspire gerações futuras, e que ele descanse em paz, envolto na luz divina.
Amém.