Missa de Corpo Presente de Sua Eminência Dom Alexandre Cardeal do Nascimento

No dia 7 de outubro de 2024, a Paróquia da Sagrada Família em Luanda tornou-se o palco de um momento solene e profundo de fé, união e gratidão. A Missa de Corpo Presente de Sua Eminência Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, uma figura emblemática da Igreja Católica em Angola, foi celebrada com grande reverência e emoção, presidida por Dom António Bengui, Bispo Auxiliar de Luanda.

Dom Alexandre, falecido recentemente, foi um dos mais notáveis líderes religiosos do país, deixando um legado espiritual e pastoral inestimável para a Igreja e para o povo angolano. Ao longo de décadas de dedicação ao serviço de Deus, Dom Alexandre guiou a Arquidiocese de Luanda com sabedoria, humildade e um profundo compromisso com a fé católica. Seu exemplo de vida foi um verdadeiro testemunho de amor ao próximo e ao Evangelho.

Durante a homilia, Dom António Bengui destacou a importância do legado de Dom Alexandre, lembrando a todos os presentes de seu incansável trabalho em prol da justiça social, da dignidade humana e da evangelização. O Bispo Auxiliar também relembrou momentos marcantes da trajetória de Dom Alexandre, sublinhando sua coragem e fé inabaláveis em tempos difíceis, especialmente durante os desafios vividos no período da guerra civil angolana e na reconstrução do país.

A Paróquia da Sagrada Família estava repleta de fiéis, clérigos, religiosos, autoridades e membros da comunidade que se reuniram para prestar suas últimas homenagens a este grande pastor. Entre cânticos e orações, a emoção e o respeito pela vida e obra de Dom Alexandre eram visíveis em cada rosto presente na celebração.

A Missa de Corpo Presente, tradicional rito católico que honra a pessoa falecida diante do altar, é um momento de profunda reflexão e esperança. Ao celebrar este rito em memória de Dom Alexandre, a Arquidiocese de Luanda expressou não apenas seu luto, mas também sua gratidão pela vida dedicada ao serviço de Cristo e de sua Igreja.

Ao final da celebração, o corpo de Dom Alexandre foi conduzido para seu local de descanso final, sob aplausos e preces. Sua partida marca o fim de uma era, mas seu exemplo perdurará nas vidas daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e ser tocados por seu ministério.

Que o Senhor o acolha em Seu Reino eterno e que seu legado continue a inspirar a Igreja em Angola e em todo o mundo.