Morreu Dom Eugénio Dal Corso

É com profunda dor e consternação que a comunidade católica e o povo angolano receberam a notícia do falecimento de Sua Eminência Reverendíssima Dom Eugénio Cardeal Dal Corso, PSDB, Bispo Emérito de Benguela e segundo cardeal da história de Angola. O triste acontecimento ocorreu às 21 horas do dia 20 de outubro de 2024, marcando o fim de uma trajetória marcada por um legado de fé, caridade e serviço ao povo de Deus.
Dom Eugénio Dal Corso nasceu em 16 de maio de 1939, em Lugo di Valpantena, Itália. Ingressou na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência (PSDB) e foi ordenado sacerdote em 1963. Em 1995, foi nomeado bispo de Saurimo, Angola, e mais tarde, em 2008, assumiu a Diocese de Benguela. Durante seu episcopado, Dom Eugénio destacou-se por sua proximidade com o povo, promovendo o desenvolvimento social, educativo e espiritual das comunidades.

O falecimento de Dom Eugénio deixa um grande vazio não apenas na Igreja Católica em Angola, mas também na vida de muitos fiéis que encontravam nele uma fonte de inspiração, orientação e conforto espiritual. Sua presença, marcada pela humildade e pelo compromisso inabalável com a fé, continuará a ser lembrada como um exemplo de verdadeiro serviço ao próximo.

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) emitiu uma nota de pesar, destacando a importância do legado de Dom Eugénio para a Igreja e para o país. O governo angolano também expressou suas condolências, reconhecendo a contribuição do cardeal para o desenvolvimento social e espiritual de Angola.

Neste momento de luto, a Igreja Católica em Angola une-se em oração, pedindo a Deus que receba Dom Eugénio Cardeal Dal Corso em Seu Reino, recompensando-o por sua vida de dedicação e serviço. O seu legado, de humildade, caridade e fé inabalável, permanecerá como um farol para futuras gerações.

Que a memória de Dom Eugénio seja uma bênção para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo e de serem tocados por sua missão pastoral.