Mensagem do Arcebispo
Nota e Mensagem do Arcebispo:
Sinodo 2021 e 2023, Agenda Litúrgica 2023, ano A
Envio-vos e presento-vos para o conhecimento de todos, o ver e sentir da nossa Igreja a partir de vários ângulos, olhares e sensibilidades sobre nós mesmos, as nossas pessoas, a nossa vida e os nossos sonhos.
Fazemos chegar o primeiro resultado sinodal na nossas vida Arquidiocese, não como mera informação, mas como conhecimento que conduza à reflexão e à acção, à melhoria dos nossos métodos e nossos caminhos de comunhão, participação e missão.
Espero que cada paróquia, cada movimento, cada grupo, cada realidade eclesial – escola, casa de formação, lendo melhor o quanto possa contribuir à renovação da nossa vida eclesial.
Agradeço o esforço de todos, aos delgados paroquias, aos participantes / membros das Assembleias Diocesanas à equipa da coordenação sinodal.
É apenas o início – a 1º fase – o Sínodo nos seus encontros, na sua reflexão, na sua preocupação, como assunto de Igreja continua, não para.
Hão-de seguir-se outras etapas, até mesmo depois da publicação do documento final, como resultado da Assembleia Sinodal em Roma.
Deus vos abençoe e que a Senhora da Muxima, Mãe da nossa Arquidiocese, convosco esteja pelos caminhos da vida.
Amados Diocesanos
Temos em mãos o nosso Calendário Litúrgico.
Feito e pensado com os olhos postos na vida da nossa Arquidiocese, mas com o coração e mente abertos e projectados para os quatro cantos do mundo. Um calendário que sendo diocesano não perde as marcas da universalidade católica.
Para as próximas edições pensamos enriquece-lo com a sinalização das festas paroquias, dos grupos e movimentos. Esta, como todas que nascem, deverá crescer e aperfeiçoar-se para tal conta com a contribuição de todos.
Espero que seja um companheiro e guia de viagem para cada um de nós. Guia que nos ajuda a caminhar sintonizados com o mistério de Cristo e a vida da Igreja local. Aqui aqui temos assinaladas as principais festas Litúrgicas e grandes eventos pastorais da nossa Arquidiocese.
Agradeço os promotores desta iniciativa – o Secretariado da Comunicação -que nos dota de mais um instrumento de comunhão, que nos convida a participação e leva-nos à missão.