A Arquidiocese de Luanda celebra, no próximo dia 11 de fevereiro de 2026 (quarta-feira), o Dia Mundial do Doente, data instituída pela Igreja Católica como um momento privilegiado de oração, reflexão e proximidade pastoral para com os doentes, profissionais de saúde e todos os que cuidam da vida humana em situação de fragilidade.
Este dia convida toda a comunidade cristã a redescobrir o valor da compaixão, da misericórdia e do cuidado, à luz do Evangelho e do testemunho de Cristo, médico dos corpos e das almas.
“A compaixão e a misericórdia para com os necessitados não se reduzem a um mero esforço individual, mas realizam-se na relação: com o irmão necessitado, com aqueles que cuidam dele e, fundamentalmente, com Deus, que nos oferece o seu amor.”
Papa Leão XIV
Esta mensagem sublinha que o cuidado com o doente é uma missão partilhada, que envolve a família, os profissionais de saúde, a Igreja e toda a sociedade.
Celebrações Eucarísticas nos hospitais e clínicas
Como sinal concreto de proximidade e esperança, serão celebradas Missas nos hospitais e clínicas de Luanda, levando o conforto espiritual aos doentes, familiares e profissionais de saúde. As celebrações terão lugar nas seguintes unidades:
- Hospital Josina Machel
- Hospital Geral de Luanda
- Hospital Américo Boa Vida
- Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento
- Hospital Dr.ª Lucrécia Paim
- Hospital do Cajueiro
- Hospital David Bernardino
- Hospital do Prenda
- Hospital Geral da Samba
- Hospital Divina Providência
- Hospital de Oncologia
- Hospital Neves Bendinha
- Hospital Militar
- Clínica Endiama
- Clínica Girassol
- Clínica Multiperfil