Arquidiocese de Luanda celebra os 450 anos da Cidade de Luanda

Arquidiocese de Luanda

A Arquidiocese de Luanda celebrou, na manhã de ontem, a Festa da Conversão de São Paulo, integrada nas comemorações dos 450 anos da fundação da Cidade de Luanda, com uma solene Eucaristia realizada no Largo Paroquial da Sagrada Família.

A Santa Missa foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Arcebispo de Luanda, e reuniu fiéis, clero, religiosos e diversas entidades civis e eclesiais, num momento de profunda ação de graças pela história, fé e caminhada do povo luandense.

Luanda, fundada em 1576 por Paulo Dias de Novais com o nome de São Paulo de Assunção de Loanda, celebra neste ano quatro séculos e meio de existência, marcados por desafios, resiliência e esperança. A escolha da Festa da Conversão de São Paulo para assinalar esta data reforça o apelo à conversão pessoal e comunitária, à renovação espiritual e ao compromisso com o bem comum.

Durante a homilia, Dom Filomeno destacou o significado histórico e espiritual da cidade de Luanda, sublinhando o papel da fé cristã na construção da sua identidade e apelando à responsabilidade de todos na promoção da paz, da justiça e da dignidade humana.

A celebração eucarística encerrou-se num ambiente de oração e gratidão, confiando a cidade de Luanda à intercessão de São Paulo, para que continue a crescer como espaço de vida, fraternidade e esperança para todos os seus filhos.