Na Solenidade da Epifania do Senhor, a Igreja em Luanda uniu-se à Igreja universal para a proclamação do Anúncio Solene do Dia da Páscoa, um momento litúrgico de grande significado que recorda aos fiéis o centro de todo o Ano Litúrgico: o mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Segundo a tradição da Igreja, após a proclamação do Evangelho, o diácono, o presbítero ou um cantor anuncia, a partir do ambão, as principais festas móveis do ano, reafirmando que a glória do Senhor se manifesta continuamente na história humana até à sua vinda definitiva no fim dos tempos.

O texto recorda que o coração do Ano Litúrgico é o Tríduo Pascal, no qual a Igreja celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo, culminando no Domingo de Páscoa, que neste ano será celebrado no dia 05 de Abril. É a partir deste mistério central que se organizam e ganham sentido todas as celebrações litúrgicas.
O Anúncio Solene destacou ainda algumas das principais datas do calendário litúrgico deste ano:
- Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, no dia 18 de Fevereiro;
- Solenidade da Ascensão do Senhor, a 17 de Maio;
- Solenidade de Pentecostes, a 24 de Maio;
- Primeiro Domingo do Advento, a 29 de Novembro.
A proclamação sublinhou que, não apenas nas grandes solenidades, mas também nas festas da Virgem Maria, dos Apóstolos, dos Santos e na comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina continua a anunciar e a viver a Páscoa do Senhor.
Encerrando este anúncio litúrgico, a Igreja eleva um hino de louvor a Cristo, Senhor do tempo e da história, “Aquele que era, que é e que há de vir”, a quem pertencem a honra e a glória pelos séculos dos séculos.
