Padroeira da Arquidiocese de Luanda
Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é marcado pela presença materna da Virgem Maria. É neste tempo de espera e esperança que a contemplamos em íntima união com o Seu Filho, ao Qual está ligada por um vínculo estreito e indissolúvel (LG 53). Maria é, por excelência, a Mulher do Advento, aquela que acolhe, guarda e prepara a vinda do Salvador.
Se Cristo veio ao meio da humanidade, e continua a vir ao longo da história, é sempre por meio de Maria. O mistério do Advento cumpre-se N’Ela: na escuta fiel, na abertura total à graça e na sua presença que anuncia a chegada do Redentor.
Embora a Solenidade da Imaculada Conceição, cuja origem remonta ao século XI, não tenha surgido inicialmente ligada ao Advento, a Igreja reconhece nela uma autêntica celebração deste tempo santo. Maria Imaculada é a aurora que precede a luz plena do Natal; é o primeiro clarão que anuncia que a salvação está próxima.
Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade não nos afasta do Mistério de Cristo; pelo contrário, aproxima-nos ainda mais da Redenção. Maria é apresentada como a primeira a receber, de modo antecipado, os frutos do sacrifício de Cristo — a primeira redimida, imagem e modelo da humanidade renovada e restaurada pelo amor divino.
Assim como a aurora reflete a luz do sol nascente, também em Maria Imaculada resplandece o poder do Salvador que vem ao mundo. Foi pelos méritos do Seu Filho que Ela foi “remida de modo mais sublime” (LG 53), preservada de toda mancha de pecado e preparada para ser a Mãe do Redentor.
Procissão de Velas – Um ato de fé e devoção mariana
Neste espírito de fé, Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida todos os fiéis a participarem hoje, às 17h30, na Procissão de Velas, que partirá da Sé Catedral de Luanda (Largo do Palácio).
Este momento de oração comunitária, luz e devoção mariana, é expressão viva da fé do Povo de Deus e preparação espiritual para o Natal que se aproxima.
Ao caminharmos com as velas acesas, simbolizamos a luz de Cristo que Maria trouxe ao mundo e que desejamos acolher com o coração purificado.
Que a Virgem Santa Maria, Padroeira da Arquidiocese de Luanda, interceda por cada família, ilumine o nosso caminho e renove a esperança em nossos corações. Que esta Solenidade e a Procissão de hoje fortaleçam a nossa preparação para receber Jesus, Luz da salvação.