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Folha Arquidiocesana - XX Domingo do tempo comum/Ano C

No meio da instabilidade deste mundo, onde o direito e a justiça são violados, o cristão é profeta para anunciar o que liberta e denunciar tudo o que aprisiona o homem. Trata-se de uma missão geradora de incompreensões e perseguições. Mas apesar disso o servo de Deus está chamado a resistir até ao fim, confiando Naquele que é fiel. LEITURA I - Do Livro de Jeremias 38, 4-6.8-10 Geraste-me como bomem de descrata para foda a teria Naqueles dias, os ministros disseram ao rei de Judá: «Esse leremias deve morrer, porque semeia o desinimo catre os combatentes ans teasm os eóade e sambem todo o oovo com as oalavras que diz. Este homem não procura o bem do povo, mas a sua perdição.. O rei Sedecias respondeu: «Ele esta nas vossas mãos: o rei não tem poder para vos contranas. Apodecaram-se então de eremias e, por meio de cordas, lizeram-no descer a cistema do orncine Melomas. situada no pátio da puarda. Na cistema não havia agua, mas apenas lodo, e leremas atolou-se no lodo Entretanto, Ebed-Melec, o etiope, saíu do palácio e falou ao rei: «O rei, meu senhor, esses homens procederam musto mal tratando assim o profeta eremias: meteram-no na cistema, onde vai morrer de tome, roas já não há mão na cidades, Eintão o res ordenou a EbedeMielec. o etimes: «Leva daqut contipo tres homens e retira da cisterna o profeta leremas, antes que ele morra A primeira leitura nos apresenta o profeta Jeremias num contexto da Jerusalém desesperada, por ocasião do exílio da Babilónia, numa altura em que a cidade já se encontra cercada pelo exército de Nabucodonosor, tendo como consequência imediata: muitas mortes por causa da fome. Dada a situação, o Profeta intervém em favor do povo pedindo a rendição do exército. A proposta do profeta Jeremias provoca a indignação dos oficiais do exército, considerando-o traidor e por numa cisterna ceia de lama. O profeta Jeremias vê-se abandonado por tudo e todos. Não há ninguém ao sem lado. No meio da angústia surge o Senhor que é justo e fiel, por meio da intercessão de Abed-Melec salvando o profeta da prisão e do destino a que estava condenado. Assim é o nosso Deus: nunca abandona os seus servos. SALMO RESPONSORIAL 39 (40), 2.3.4.18 (R. 14b) Refrão: Senhor, socorrei-me sem demora. LEITURA II - Da Epístola aos Hebreus 12, 1-4 «Corramos com perseverança para o combate que se apresenta diante de nós tmnos. Espaklo nos rodeados de Bo prande numero de restemunmas, ponnamos de marte todo o tando e pecado que nos cerca e corramos com perseverança para o combare que se apresenta diante de nós, fixando os olhos em Jesus, gui da nossa fé e autor da sua perfeição. Renunciando a alepra que tenha ao seu alcance, Ele suportou a cruz, desprezando a sua senominia, e esta sentado à direita do trono de Deus. Pensai n'Aquele que suportou contra Si tão grande hostilidade da parte dos pecadores, para não vos deixardes abater pelo desanimo. Vos amda não resestestes ate do sanoue ma lar contra o pecado Aos cristãos se dirige a carta aos Hebreus, atravessando momentos difíceis, levando muitos a perda da fé, por causa das perseguições. No texto deste domingo, o autor da carta procura encoraja-los, de modo a não desanimarem no caminho da fé em Cristo Jesus. Segundo o autor sagrado, esta é uma oportunidade para demonstrar o nosso amor e a nossa fidelidade à Cristo, que nos amou primeiro, a ponto de derramar o seu sangue pela salvação da humanidade. EVANGELHO segundo São Lucas 12, 49-53 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discipulos: «Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acendar Tenho de receber um batismo e estou anstoso até que ele se realize Pensais que Eu vim estabelecer a paz na terrar ao. Eu vos dipo que vim trazer a divisão. A partir de apora, estacio cinco divididos numa casa: tres contra dois e dois contra tres. Estarão divididos o par contra o filho e o tilho contra o par, a mãe contra a filha e a fiha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra». No Santo Evangelho Jesus deixa muito bem clara a missão que recebeu do Pai: "Eu vim trazer o fogo à terra". Trata-se do fogo anunciado pelos profetas e aceso por Jesus para salvar, purificar e curar.: é o fogo da palavra de Deus. "E o que desejo Eu senão que ele se acenda" (Le 12, 49). Neste trecho Jesus expressa o deu desejo de dever destruída o mais rápido possível a cizânia (discórdia, controvérsia e joio), que há no mundo. A mensagem de Jesus é um fogo. O evangelho é uma tocha acesa que quer reduzir à cinzas todas as estruturas injustas situações desumanas, as descriminações, a avidez pelo dinheiro e o frenesim do poder. Neste evangelho Jesus também faz referência ao baptismo (Lc. 12,50). O baptismo de que fala é a sua Passagem, a sua Páscoa, este momento em que dará a maior prova do seu amor, atraindo para si, todos os que acreditaram e acreditarão no seu Nome. Assim a exemplo de Jesus, como discípulos Seus, na forma de actuar no mundo sejamos fogo que se acenda para destruir as discórdias instauradas nas nossas famílias e nossa sociedade em geral.