Sepultamento de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento

No passado dia 8 de outubro de 2024, a Sé Catedral de Luanda foi palco de uma cerimônia histórica e comovente: o sepultamento de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, uma das figuras mais ilustres da Igreja Católica em Angola. A despedida ao cardeal reuniu fiéis, líderes religiosos, e diversas autoridades nacionais, em um evento marcado pela emoção, reverência e gratidão por uma vida dedicada à fé e ao serviço à humanidade.
Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, falecido aos 99 anos, foi um dos maiores símbolos da espiritualidade e do compromisso social da Igreja Católica no país. Ordenado sacerdote em 1952, ele percorreu uma jornada impressionante, passando por várias dioceses, assumindo importantes responsabilidades eclesiásticas, até ser nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II em 1983, tornando-se o primeiro angolano a alcançar essa honra. Sua vida foi marcada por um firme compromisso com a paz, a justiça social e o diálogo entre diferentes religiões e culturas.

A Cerimônia de Despedida

O rito fúnebre realizado na Sé Catedral de Luanda contou com a presença de líderes da Igreja de Angola e de outros países, além de representantes do governo e da sociedade civil. A missa foi presidida por Dom António Bengui, Bispo Auxiliar de Luanda, que, em sua homilia, destacou o legado de fé, humildade e amor ao próximo deixado por Dom Alexandre.
Dom António afirmou que o falecido cardeal foi uma “luz em tempos de escuridão”, referindo-se ao papel desempenhado por ele durante os difíceis anos da guerra civil em Angola. O cardeal, conhecido por seu temperamento pacificador, sempre apelou ao diálogo e à reconciliação entre os angolanos, e sua voz era frequentemente ouvida como uma bússola moral em momentos de crise.

Um Legado de Fé e Serviço

Além de sua atuação como pastor e líder espiritual, Dom Alexandre Cardeal do Nascimento foi uma figura profundamente comprometida com a dignidade humana. Trabalhou incansavelmente para melhorar as condições de vida dos mais pobres e marginalizados, promovendo projetos de educação, saúde e assistência social, sempre com uma visão de justiça social fundamentada no Evangelho.
Nos últimos anos de sua vida, apesar da idade avançada, Dom Alexandre permaneceu ativo na defesa da paz e na promoção da unidade dentro da Igreja e na sociedade angolana. Sua dedicação incansável ao serviço da Igreja e da humanidade deixa um exemplo vivo para as futuras gerações.

A Despedida

Após a missa, o corpo de Dom Alexandre foi levado em procissão até o local de seu descanso final, dentro da própria Sé Catedral, um gesto simbólico que ressalta a sua importância para a Igreja em Angola. Centenas de fiéis acompanharam a procissão, muitos em lágrimas, agradecendo a Deus pela vida deste grande pastor.
A Arquidiocese de Luanda expressa sua profunda gratidão por tudo o que Dom Alexandre Cardeal do Nascimento representou para o povo angolano, e convida todos os fiéis a orarem por sua alma, confiantes na esperança da ressurreição prometida por Cristo.
O sepultamento de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento marca o fim de uma era, mas seu legado espiritual e humanitário permanecerá para sempre nos corações dos angolanos. A Igreja em Angola se compromete a continuar a obra por ele iniciada, na promoção do amor ao próximo, da justiça e da paz.
Que a sua alma descanse em paz e que o seu exemplo continue a inspirar todos nós.